top of page
DSC08819b.jpg

Sobre a Fundação Matutu

A Fundação Matutu, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Federal e Estadual, tem como missão promover a inclusão social através da gestão participativa, da educação ambiental, da melhoria da qualidade de vida da população e do uso sustentável dos recursos naturais. 

 

Instituída em 1995, a Fundação consolidou ações ambientais e educacionais, sendo a Reserva Matutu e a região da Serra do Papagaio as bases demonstrativas dos projetos que refletem o modelo vivenciado ao longo dos anos de convívio integrado com o ecossistema e as diferentes populações que o habitam.

 

Dentre muitas iniciativas, a Fundação Matutu institucionalizou a primeira brigada voluntária de prevenção e combate a incêndios florestais da região, em atividade há mais de duas décadas e com atuação prioritária no Parque Estadual da Serra do Papagaio e seu entorno. A Brigada Matutu já formou mais de 500 brigadistas e treinou mais de 1500 voluntários em várias localidades da Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira, no entorno do Parque Estadual da Serra do Papagaio e em outras unidades de conservação do Brasil, Argentina e Espanha.

Por sua origem comunitária, a Fundação é uma instituição que acumulou larga experiência em processos coletivos, desenvolvendo práticas de tomadas de decisão consensual e participativa, identificando agentes nos processos de mobilização e desenvolvendo meios de comunicação.

 

O planejamento de áreas físicas, o seu entendimento ambiental e sua inserção em diferentes contextos sociais – populações rurais, turistas e moradores de origem urbana – acabaram por definir uma abordagem contemporânea dos fenômenos socioambientais na região da Serra da Mantiqueira. 

 

Mais do que propor modelos prontos, a Fundação Matutu experimenta soluções dinâmicas e partilha os resultados como única forma de fazer frente à acelerada transformação do meio.

bottom of page