Brigada Matutu

A Brigada de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do Matutu é a primeira brigada voluntária do sudeste do Brasil. Foi criada em 1993 a partir do trabalho organizado de moradores da comunidade e formalizada em 1995 com a instituição da Fundação Matutu.

Através de projetos e parcerias, a Brigada Matutu formou mais de 500 novos brigadistas e treinou mais de 1500 voluntários em várias localidades da Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira, no entorno do Parque Estadual da Serra do Papagaio e em outras unidades de conservação do Brasil, Argentina e Espanha.

A Brigada é responsável pela vigilância da Reserva durante todo o ano. No período da seca, os brigadistas ativam o sistema VDI (Vigilância e Detecção de Incêndios) e, na outra parte do ano, a vigilância foca na prevenção da caça e do turismo desordenado.

A Brigada conta com imagens de drones e câmeras, além de sistema de radiocomunicação que interliga as diferentes brigadas através do projeto de bases comunitárias da Serra do Papagaio.